Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   
Av. Assis Brasil, 3851 - Sala 306
Porto Alegre | RS
Fone: (51) 3344.2700
 
   
 
 
  PÁGINA INICIAL
  O CURSINHO
  OS MESTRES
  TIRA DÚVIDAS
  CURSOS
  VÍDEOS
  CADASTRE-SE
  ATENDIMENTO
  TRABALHE CONOSCO
  LOCALIZAÇÃO
  PROFISSÕES
  HORÁRIOS
  LINK'S
  DICAS DO PROFESSOR
  SIMULADOS
  NOTÍCIAS
  GALERIA DE FOTOS
  WEBMAIL
 
 
 
 
 
 
PROFISSÕES UNIVERSITÁRIAS
    Abaixo, segue uma lista, em ordem alfabética dos cursos de ensino superior, indicando atribuições de cada carreira e situação no mercado de trabalho. É importante destacar que, de acordo com a demanda de mercado, novos cursos estão sempre sendo criados pelas faculdades, abrindo cada vez mais o leque de opções para quem pretende ingressar em uma faculdade e desenvolver uma carreira profissional.
Ciências Humanas e de Comunicação
Ciências Biológicas e da Saúde
Ciências Exatas e Tecnologia
Profissões Tecnológicas ou Técnicas Superiores

1. Administração
2. Arqueologia
3. Arquitetura e Urbanismo
4. Arquivologia e Biblioteconomia
5. Artes Cênicas
6. Artes Plásticas
7. Ciências Atuariais
8. Ciências Contábeis
9. Ciências Econômicas e Economia
10. Ciências Jurídicas - Direito
11. Ciências Sociais
12. Cinema e Vídeo
13. Comércio Exterior
14. Dança
15. Decoração
16. Desenho Industrial
17. Diplomacia
18. Economia Agroindustrial
19. Economia Doméstica
20. Editoração / Produção Editorial
21. Filosofia
22. Geografia
23. História
24. Hotelaria e Administração Hoteleira
25. Jornalismo
26. Letras
27. Lingüística
28. Magistério / Licenciatura
29. Moda
30. Museologia
31. Música
32. Pedagogia
33. Produção Cultural
34. Psicologia
35. Publicidade e Propaganda / Marketing
36. Radialismo
37. Relações Internacionais
38. Relações Públicas
39. Secretariado Executivo
40. Serviço Social
41. Teologia
42. Tradução e Interpretação
43. Turismo

1. Administração
Cabe ao administrador o gerenciamento estratégico do trabalho dentro de uma empresa e dos serviços por ela oferecidos, nos mais variados setores, estabelecendo e traçando metas que possam conduzir sempre à melhoria de todo o processo de trabalho, de forma a trazer maiores benefícios à empresa. São vários os setores em que o profissional pode atuar, desde empresas públicas, hospitais, fazendas, bancos e hotéis e até empresas multinacionais. Atualmente, tornou-se muito frequente também a necessidade do profissional especializado, com mestrado na área, indicado pela sigla inglesa MBA. Duração Média do Curso: 4 anos, frequentemente com estágio obrigatório.
VOLTAR

2. Arqueologia
A arqueologia consiste na análise de ruínas históricas, vestígios de civilizações antigas, reconstituição de hábitos e costumes de povos.
O arqueólogo é um "vasculhador", e o trabalho oferrece a oportunidade da pesquisa de campo quanto do trabalho em laboratório, analisando e identificando os mais diversos materiais encontrados. No Brasil, o trabalho ainda não é muito difundido e o mercado é muito restrito.
Duração Média do Curso: 3 anos.
VOLTAR

3. Arquitetura e Urbanismo
O profissional desta área elaborada, executa e dirige projetos em construção civil, aplicando princípios técnicos, funcionais e estéticos.
Conhecimentos de cálculos, desenho, computação gráfica e estudos sociais são imprecindíveis na formação do bom arquiteto.
Atualmente, este profissional tem atuado muito nos setores de paisagismo e de também de arquitetura interna de ambientes (decoração), além da restauração e revitalização de áreas urbanas.
Duração Média do Curso: 5 anos, com estágio obrigatório.

VOLTAR

4. Arquivologia e Biblioteconomia
Basicamente a arquivologia e a biblioteconomia se ocupam de organizar, manter e atualizar arquivos, documentos e informações. A informática e a crescente utilização da Internet hoje tornaram-se grandes aliadas no trabalho diário do profissional desta área, abrindo também novos campos e possibilidades de atuação para o profissional.
As profissões de arquivista e bibliotecário têm ganhado destaque atualmente, principalmente em órgâos públicos, bancos e grandes empresas.
Conservar e recuperar documentos danificados, administrar arquivos, selecionar, classificar e indexar documentos e coordenar e criar acervos são atividades da profissão.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

5. Artes Cênicas
Muitas vezes, as pessoas que optam pelo curso de artes cênicas têm em vista o trabalho no cinema ou na televisão, um caminho difícil, mas que com certeza pode ser trilhado.
Além do trabalho como ator, o profissional com formação em artes cênicas pode atuar nos bastidores, escrevenco, dirigindo, ou produzindo peças teatrais.
O curso envolve conhecimentos de literatura, história da arte e do teatro, e sociologia, além do desenvolvimento de expressão dramática, com noções de figurinos, maquiagem e cenografia.
A profissão exige muita vocação e capacidade de comunicação.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

6. Artes Plásticas
Atualmente, os recursos provindos de tecnologia estão cada vez mais ligados aesta profissão.
Principalmente no setor de mídia encontram-se boas oportonidades para os formados dessa área.
O curso de artes plásticas consiste no estudo de técnicas que possam aprimorar o talento para expressá visual: pinturas, desenhos esculturas etc.
Além do trabalho de exposição e venda de suas próprias criações, o artista plástico também pode realizar a organização de eventos, restauração de obras, o ensino, e freqüentemente atuar na área de publicidade.
Duração Média do Curso: 4 anos


VOLTAR

7. Ciências Atuariais
O trabalho é voltado para os cálculos de seguros, fundos de pensões, seguradoras e planos de saúde de uma determinada empresa ou instituição. É muito comum tam-bém o serviço de consultor da área, para empresas privadas.
No Brasil, apesar de ser um profissional bem procurado pelo mercado, a profissão é ainda muito pouco difundida
Duração Média do Curso: 3 anos, com estágio obrigatório.


VOLTAR

8. Ciências Contábeis
O profissional de ciência contábeis atua no gerenciamento e planejamento das contas de uma empresa. As bases teóricas do curso envolvem conhecimentos da área de sociologia, português, administração e economia. Hoje também é muito comum o trabalho deste profissional na área de consultoria financeira. No desempenho desta atividade, conhecimentos de informática são imprescindíveis, principalmente também para o desenvolvimento e trabalho com softwares de gerenciamento financeiro.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

9. Ciências Econômicas e Economia
O estudo das relações econômicas, a análise das tendências dos mer-cados, nacional e internacional, a pesquisa sobre a produção, distribuição, acumulo e consumo de bens materiais, vantagens e desvantagens de compra empresas e captação de investimentos, entre outros, são atributos básicos do profissional dessa área. Dessa forma, seu mercado de trabalho é representado principalmente por empresas privadas e multinacionais.
Duracão Média do Curso: 4 anos.
VOLTAR

10. Ciências Jurídicas - Direito
Em síntese, o curso de Direito, que envolve matérias como Português, Sociologia, Filosofia, Política, Psicologia e Economia, tem por objetivo o estudo e aplicação do código de leis. O advogado pode se especializar em várias áreas: administrativa, civil, comercial, criminal, trabalhista e tributária.
Além do trabalho de advogado, há a possibilidade no ministério público, como promotor ou procurador, e também como delegado de policia.
O Mercosul abriu boas oportunidades para o trabalho em direito internacional, e diversas empresas mantém um departamento jurídico dentro de suas estruturas.
Duração Média do Curso: 5 anos.


VOLTAR

11. Ciências Sociais
O Sociólogo estuda as contradições sociais, englobando a história, a cultura, e a evolução das sociedades, fundamentando-se em três matérias principais: sociologia, antropologia e ciência política.
O profissional atualmente pode atuar em setores de pesquisa, áreas de recursos humanos e marketing de empresas.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

12. Cinema e Vídeo
As maiores dificuldades para os profissionais desta área são o número restrito de vagas para trabalho, já que o País apresenta uma pequena indústria cinematográfica. Hoje, um dos maiores campos de extensão para o profissional é a TV, principalmente as TV's por assinatura, que abriram oportunidades de trabalho em produtoras de vídeo, além de agências de publicidades.
A carreira consiste em transformar as idéias e fazer interpretações do mundo em filmes. A formação nesta área permite que o profissional trabalhe em setores como roteiro, cenário, fotografia, duração, montagem e filmagem.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

13. Comércio Exterior
Com a globalização da economia mundial, este profissional tem sido bem requisitado pelo mercado. Entre as suas várias atribuições está o gerenciamento de transações comerciais entre empresas de países diferentes e o planejamento de importações e exportações. A sua formação está ligada à administração de empresas, com ênfase em Comércio Exterior.
As empresas privadas representam o seu maior mercado.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

14. Dança
O curso compreende o estudo de técnicas de movimentos do corpo, que possam expressar ideias, emoções e sentimentos.
Treinamento, talento e dedicação do profissional são chaves essenciais para o sucesso nessa carreira.
Além de companhias ou grupos de espetáculo, há espaço para trabalho em academias e no próprio ensino médio e fundamental.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

15. Decoração
O curso proporciona aos profissionais da área conceitos para criação e desenvolvimento de ambientes funcionais e estéticos, que atendam às exigências e estilos da área, inclusive projetando e desenhando móveis.
O profissional trabalha com diversos projetos e necessita de um pouco de talento artístico e conhecimentos de arquitetura e paisagismo. No mercado, as empresas de decoração são as maiores responsáveis pela contratação desses profissionais.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

16. Desenho Industrial
Neste curso, pode-se optar por duas áreas: a de criação e projeto de produto, que envolve desenvolvimento e fabricação de materiais industriais (como é o caso das embalagens, calçados etc.), e comunicação e programação visual, que envolve produção de logomarcas, sinalização, criação de websites, sinalização eletrônica, entre outros.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

17. Diplomacia
O curso nessa área visa a formação de profissionais para a prática de relações entre países, representando e promovendo uma nação junto a órgãos internacionais, prestando auxílio a compatriotas em outros países, defendendo os interesses do seu país de origem em transações comerciais e eventos políticos com outras nações, assessorando o governo e o Presidente da República em terra estrangeira etc.
O mercado de trabalho é representado pelo cargo de diplomata e o ingresso nesse curso se dá após concluído o curso superior, sendo necessária a fluência do inglês.
Duração Média do Curso: 2 anos.


VOLTAR

18. Economia Agroindustrial
Originou-se da graduação em ciências econômicas, tornando-se uma especialidade desta que aborda questões econômicas sobre agricultura, agroindústria, meio ambiente e desenvolvimento regional.
O profissional pode atuar principalmente na organização das atividades comerciais de uma propriedade rural.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

19. Economia Doméstica
Abrange o estudo, aplicação e orientação sobre técnicas de administração e aproveitamento dos recursos domésticos. A carreira não se restringe apenas ao trabalho doméstico, prestando também em instituições públicas e privadas.
O profissional pode administrar, por exemplo, tanto uma casa quanto uma cozinha industrial ou um programa de beneficiamento de alimentos.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

20. Editoração / Produção Editorial
O profissional formado nesta área está apto a cuidar e gerenciar todos os aspectos de uma publicação, desde simples cartazes até livros impressos ou eletrônicos (CD-ROM). Devido à grande utilização de multimídia nesta área, amplos conhecimentos de informática são essenciais na formação do profissional.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

21. Filosofia
O filósofo estuda doutrinas filosóficas, questionando valores éticos e morais e questões existenciais, refletindo a respeito da realidade sobre o comportamento humano e social.
Pode trabalhar nas áreas de pesquisa, imprensa, na área editorial, em serviços de consultoria, e na educação, no ensino médio e fundamental.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

22. Geografia
O profissional desta área estuda a superfície da Terra e sua ocupação pelo homem, interpretando dados físicos, políticos, sociais, econômicos e humanos das mais diversas regiões.
Pode atuar em órgãos governamentais, ensino médio e fundamental e consultoria para empresas de engenharia, por exemplo.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

23. História
O curso tem por objetivo o estudo e a análise dos acontecimentos na evolução da humanidade, através da investigação e análises de fatos, objetos e documentos.
O seu mercado de trabalho está mais intimamente ligado à área de pesquisa e o ensino médio e fundamental.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

24. Hotelaria e Administração Hoteleira
O Turismo tem sido um dos setores que mais cresce atualmente e a indústria hoteleira tem acompanhado esse crescimento. Esse crescimento é responsável pela boa demanda desse mercado.
O curso forma profissionais para o trabalho em hotéis, pousadas, flats e resorts, abrangendo disciplinas como administração, sociologia, economia e marketing hoteleiro.
Duração Média do Curso: 4 anos, com estágio obrigatório.


VOLTAR

25. Jornalismo
Recebendo uma sólida formação na área de ciências humanas e estudando técnicas de pesquisa e divulgação de notícias, o jornalista pode atuar na imprensa escrita (jornais, livros e revistas), no rádio, na televisão e, atualmente, na imprensa digital ou on-line (Internet).
Emissoras de TV e de rádio, órgãos de imprensa, além do trabalho de assessoria para empresas públicas e privadas são possibilidades de trabalho para este profissional.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

26. Letras
Estudando, se envolvendo, trabalhando e se especializando com o universo das linguagens falada e escrita e a literatura, história e cultura dos povos, o profissional desta área tem amplo campo de atuação, realizando serviços como tradutor e intérprete, revisor de textos, redator, no ensino médio e fundamental etc.
Editoras, jornais, escolas, assessoria e consultoria representam um bom campo de trabalho para este profissional.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

27. Lingüística
O lingüista, que tem o currículo mínimo semelhante ao de bacharel de Letras, estuda "a estrutura, o uso e a evolução da linguagem', pesquisa e avaliando todo este universo, investigando as regras de um determinado idioma, por exemplo.
Um dos novos mercados de trabalho abertos a estes profissionais é a criação de linguagem de softwares. Pode atuar no ensino médio e superior, em escolas de ensino de línguas, em empresas de comunicação, etc.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

28. Magistério / Licenciatura
Nestes cursos, realiza-se o estudo das técnicas de ensino, para a formação de professores. Assim, o profissional formado em quaisquer carreiras universitárias tem possibilidade de optar pelos cursos de Licenciatura curta (habitação para lecionar no ensino fundamental) ou de Licenciatura plena (habilitação para ensino médio e fundamental).
O principal campo de trabalho do professor são as instituições de ensino, públicas ou particulares, cursinhos e empresas que mantém programas de educação de seus funcionários.
Duração Média do Curso: entre 5 e 4 anos.

VOLTAR

29. Moda
A formação nessa área possibilita ao profissional o trabalho no planejamento e desenho de tecidos, a criação de estilos de roupas para todas as idades, a análise e a conservância de tendências de estações, o desenvolvimento de coleção de roupas e até de pigmentos, orientando a compra por parte dos consumidores e a fabricação e confecção por parte de indústrias têxteis. Sua formação se dá principalmente em Desenho e Corte Industrial, História da Cultura, Economia e Administração.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

30. Museologia
Curso que envolve o estudo de técnicas para a organização de museus e exposições, com formação básica na área de humanas. O profissional desta área estuda, identifica, classifica, restaura e organiza as mais variadas exposições, cuidando da aquisição, conservação e exposição de obras.
As maiores possibilidades no mercado de trabalho encontram-se em museus, galerias de arte, antiquários, empresas privadas e universidades.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

31. Música
O trabalho do músico consiste na composição, interpretação e adaptação de músicas de diversos estilos e gêneros. Tem um amplo mercado de trabalho, atualmente tendo boas chances também em agências de publicidade e propaganda, na criação e execução de inglês. O curso universitário busca abrir novas possibilidades profissionais para os estudantes dessa área.
Duração Média do Curso. 3 a 6 anos, variando muito de acordo como currículo proposto.
VOLTAR

32. Pedagogia
O curso engloba o estudo, desenvolvimento e aprimoramento de métodos educacionais. Assim, o pedagogo auxilia no processo de planejamento e organização de todo o processo de aprendizado utilizado pelos professores nas escolas.
Dessa forma, o mercado de trabalho está mais voltado a instituições de ensino, de todos os níveis escolares, estando em alta inclusive a área privada do ensino superior, abrindo boas oportunidades para profissionais com cursos de pós-graduação.
Duração Média do Curso: 5 anos.
VOLTAR

33. Produção Cultural
O profissional desta área executa, gerência e elabora projetos culturais e artísticos. Este mercado está sempre em expansão, principalmente com a aprovação de leis de incentivos fiscais que favorecem empresas que investem em cultura.
Pode atuar no setor público e privado, supervisionando e desenvolvendo projetos, tais como: espetáculos, festivais, exposições em museus etc.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

34. Psicologia
O profissional desta área atua no estudo de técnicas, procedimentos e tratamentos que busquem resolver problemas de ordem psicológica e emocional, buscando o equilíbrio mental das pessoas. Analisando problemas e distúrbios de comportamento, identifica e busca prevenir patologias psíquicas, visando restabelecer o equilíbrio de atitudes e de relacionamentos.
Uma das possibilidades de trabalho, além de clínicas, é a área de recursos humanos das empresas, no recrutamento e avaliação de pessoal.
Duração Média do Curso: 4 a 5 anos.


VOLTAR

35. Publicidade e Propaganda / Marketing
Esses cursos estão intimamente ligados ao estudo e desenvolvimento de técnicas de vendas de determinados produtos, elaborando campanhas de divulgação e de implantação de produtos ou serviços, anúncios, descobrindo e identificando necessidades dos consumidores e criando e desenvolvendo estratégias de vendas. Sua formação está principalmente voltada às ciências humanas.
Agências de publicidade, empresas de consultoria, departamento de marketing de empresas privadas, entre outros setores, representam boas oportunidades de trabalho para o profissional desta área.
Duração Média do Curso: 4 a 5 anos.


VOLTAR

36. Radialismo
O curso visa principalmente a capacitar profissionais a elaborarem programas de rádio e TV, determinando e dirigindo roteiros e participando da parte técnica. Envolve inúmeras disciplinas da área de Comunicação, Comunicação Social, Língua Portuguesa e Redação, além de conhecimentos tecnológicos dos equipamentos utilizados.
Basicamente, o maior mercado são as emissoras de rádio e TV, as TV's por assinatura e, atualmente, as empresas de publicidade e propaganda.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

37. Relações Internacionais
Entre as várias funções deste profissional, o trabalho abrange o serviço de analista internacional (levantando informações sobre a situação econômica, política e social de outros países, ou de empresas internacionais), de assessor internacional (desenvolvendo para empresas privadas ou mesmo para o governo programas de cooperação com outros países), assessor de comércio exterior (identificando oportunidades de exportação e importação de produtos) etc.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

38. Relações Públicas
Atua principalmente assessorando empresas na criação e manutenção de sua imagem perante os consumidores e a sociedade. O currículo envolve disciplinas como Administração, Política e Economia. Elabora e redige comunicados (releases) para imprensa divulgando as atividades da empresa para qual trabalha, desenvolvendo estratégias de comunicação, através de pesquisa e planejamento.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

39. Secretariado Executivo
Dentre as várias responsabilidades do secretário executivo, podem-se destacar: preparação, desenvolvimento e programação de reuniões, gerenciamento de determinadas funções administrativas, trabalho de assessoria e pesquisa de informações para a empresa.
Administração, arquivística, contabilidade, direito, informática, marketing e recursos humanos são disciplinas que fazem parte do currículo deste profissional.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

40. Serviço Social
Nas empresas, o assistente social trabalha principalmente na área de recursos humanos.
Também pode atuar em assessoria e consultoria, implantando e elaborando programas de políticas sociais, na área de ensino e de saúde.
A sua formação é basicamente em ciências humanas.
Duração Média do Curso: 4 anos.
VOLTAR

41. Teologia
Contando com ampla formação humanística (Filosofia, História, Psicologia, Sociologia etc.), o profissional dessa área busca o estudo da integração do homem com o aspecto espiritual.
Quanto ao mercado, a atividade principal é a área de ensino, fundamental, médio e superior.
Duração Média do Curso: 4 anos.


VOLTAR

42. Tradução e Interpretação
O tradutor/intérprete realiza traduções orais ou escritas de uma determinada língua estrangeira com precisão, conhecendo desde termos técnicos específicos dessa língua até as gírias e jargões.
Com a globalização e o desenvolvimento do Mercosul, o mercado vem buscando o trabalho desses profissionais. Também existem boas oportunidades em editoras e empresas, emissoras e na área de jornalismo.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

43. Turismo
O segmento de turismo tem-se destacado muito atualmente, abarcando grandes possibilidades de crescimento e sendo muitas vezes considerado pela mídia como o "mercado do futuro". Entre as atividades do profissional da área estão: elaborar, criar e desenvolver programas de viagens, trabalho de guia turístico, e desenvolver exploração sustentável de recursos turísticos de uma determinada região.
O bacharel da área pode trabalhar em agências de viagens, hotéis, parques temáticos, shopping centeres, departamentos públicos de turismo, etc.
Duração Média do Curso: 4 anos.

VOLTAR

 
  Logo Ativação Copyright 2009 © Ativação Pré Vestibular.
Todos os direitos reservados.